El Chamo: O desafio de um jovem casal empreendedor em gerenciar uma barbearia no Brasil
Ele venezuelano e ela brasileira, com dois anos de fundação e um enorme desafio mediante a pandemia da covid-19, o casal viu-se na necessidade de se reinventar a fim de perpetuar o negócio
“Chamo é uma gíria Venezuelana que tem o significado de Rapaz no Brasil”, explica o empreendedor venezuelano, José Angel Brito Hernandez, 24 anos, sobre o nome de sua barbearia. Ele juntamente a sua esposa Glória Monteiro da hora de lima, brasileira, 21 anos, montaram o negócio em 2020, período em que a pandemia da covid-19 se alastrou pelo mundo, fato que, fez o casal precisar pensar estratégias de continuidade para empreender.
Segundo José Angel, a barbearia começou em um espaço pequeno na Comunidade Entra apulso, no bairro de Boa Viagem, Pernambuco, apenas ele e a esposa. “ Cheguei ao Brasil em 2018, e mesmo com 9 anos de experiência como barbeiro, não foi fácil conseguir uma estabilidade nessa profissão”, destaca ele. Com cerca de 8 meses de fundação, alguns problemas financeiros também foram sentidos pelo casal “no começo do negócio, a barbearia não estava produzindo o suficiente, chegamos a ficar mais de uma semana sem clientes”, relata Glória.
Atualmente, o casal conseguiu ampliar o negócio e a equipe, que conta com 6 funcionários, três barbeiros, uma recepcionista, uma manicure, e uma no financeiro e funcionamento em uma das principais avenidas de Boa Viagem. “Através de nosso empreendimento temos adquirido independência financeira, gerado empregos na área e representado bem a bandeira do Brasil e Venezuela para todos os que nos visitam”, conclui ele.
A barbearia foi um dos 22 empreendimentos que participaram da 1ª Mostra Intercultural Brasil e Venezuela nos últimos dias 08 e 09 de outubro, na Avenida Rio Branco | Recife Antigo promovida pela Cáritas Brasileira NE2 – CBNE2 e parceiros, como Projeto RAFA, OAB PE, Ministério da Justiça e outros. “Eu como brasileira casada com um venezuelano, fico muito feliz de poder participar desse momento, porque eu vejo o quanto ele fica feliz estando perto de pessoas que tem histórias tão parecidas com a dele, que são do mesmo país, ouvir sua língua e ver o quanto sua gente está crescendo no Brasil. Eu amo a cultura venezuelana, e amo os venezuelanos”, declara Glória.
O local conta com serviços para o público masculino como: Corte, barba, pigmentação, químicas, serviços de manicure e pedicure, atende de terça a sexta-feira das 09h às 20h |Segunda e sábado 09h às 18h | Domingo é fechado.
Para mais informações sobre os serviços e horários de atendimento
Contato: 81 9.8548-2307
Instagram: @elchamo_barbearia