Bonecas de trapo: um saber tradicional pelas mãos cuidadosas de Mami Haydee
Mami Haydee (61) é uma artesã muito dedicada e habilidosa. Vindo de Bailadores na Venezuela, ela chegou ao Brasil em 2018 com um sonho: nos apresentar um pouco de sua cultura e tradição através das bonecas de trapos venezuelanas. Um saber que ela carregou consigo a vida inteira e agora, acolhida no Brasil, pretende mantê-lo vivo.
As bonecas de trapo tem uma rica história na Venezuela. Segundo Castro (2011), nos séculos XIX e XX, existia o costume de dançar a valsa de 15 anos pelas moças da sociedade, passando uma boneca de pano entre as dançarinas para representar a passagem da infância à idade adulta. Depois da valsa, a debutante jogava a boneca entre as meninas com menos de 15 anos, assim como as noivas de hoje jogam o buquê entre as solteiras no dia do casamento. Além disso, tanto na costa venezuelana como no Caribe, as bonecas eram associadas à prosperidade, com boas colheitas, sorte, entregas seguras, como anjos protetores, para evitar infortúnios, e como companheiras de solidão. Ainda hoje os namorados estão acostumados a dar bonecas de pano como símbolo dos futuros filhos do casal. Uma tradição que passou a fazer parte da identidade cultural venezuelana.
Atualmente no Recife, Haydee possui um atelier onde produz bonecas de diferentes modelos e tamanhos. A partir de 15 reais, você, caro leitor, pode obter uma peça da rica cultura venezuelana para presentear um ente querido e ainda ajudar uma migrante que apesar de todas as dificuldades que já enfrentou, não perde o sorriso do rosto.
Para ela, suas bonecas representam seu sonho:
“As bonecas são minhas ternuras. Meu sonho é que através delas meu atelier cresça e assim eu também possa ajudar a outras pessoas necessitadas”, conclui.
Conheça o trabalho de Haydee através de seu Instagram ou entre em contato pelo Whatsapp (61) 994056345.
Fotos: acervo Pessoal.
Referência: Castro, I. D. Molina. Historia de las muñecas de trapo (2011). Disponível em: https://url.gratis/Q81Evl.