Guache Lanches: a chance de reconstrução de vida de uma família venezuelana

O capricho e cuidado com as embalagens, com a apresentação e com a forma de servir foram observados bem durante a visita de monitoramento feita pelos agentes do Programa de Migração e Refúgio da Cáritas Brasileira NE2. O  empreendimento Guaches Lanches tem nesse aspecto, além do sabor, o seu diferencial.

A atividade aconteceu em maio, e começou com a degustação de um café preparado de acordo com uma tradição venezuelana, presente nas regiões e estradas do Estado Sucre, próximo ao país de Trinidad e Tobago, vizinho da Venezuela. Essa proximidade trouxe um intercâmbio cultural histórico com diferentes sabores e especiarias, principalmente da África, revelaram Lerderis e Brainerd, casal venezuelano dono do empreendimento.

Na Venezuela, a culinária estava presente na vida de Brainerd, principalmente por causa de sua família. Brainerd tem uma irmã que é Chef de Cozinha e trabalha com gastronomia em Brasília. Brainerd e Lerderis se conheceram em um instituto de música na Venezuela. A música para Lerderis, que era professora de música na Venezuela, inspira seus movimentos no Brasil. A rede social do empreendimento no Instagram tem como mensagem principal uma inspiração que veio de uma música do cantor espanhol Pablo Herrero Ibaeztv, feita em homenagem à Venezuela. Assim como o cantor espanhol criou a música, como uma homenagem e pela saudade, Lerderis e Brainerd criaram o Guaches Lanches também neste sentido: homenagem e saudade.

“Carrego teu cardápio e aromas na pele e teus pratos no coração.” (Instagram do Guaches Lanches).

O empreendimento começou de forma ocasional em 2020, quando levaram um pouco da culinária venezuelana para compartilhar com seus colegas de trabalho em Recife e não pararam mais depois dessa experiência. Mas o investimento no empreendimento só começou em janeiro de 2022, quando alugaram um trailer próximo de casa para comercializar sua gastronomia. Em outubro do mesmo ano surgiu a oportunidade de participar da Mostra intercultural Brasil-Venezuela no Recife Antigo. Para o evento, criaram uma página no Instagram e começaram sua divulgação. O retorno da Mostra foi ótimo. Fizeram através da Cáritas Brasileira NE2, um curso no Sebrae e se prepararam muito para o evento.

Hoje, sentem muita vontade de investir mais no empreendimento. O principal desejo do casal é ter um espaço próprio para se dedicar ao empreendimento. Sonham com uma mesa de culinária profissional feita de aço para preparar principalmente as massas.

O nome do empreendimento, Guaches Lanches, relembra os pequenos guaches, animais presentes em diferentes regiões da Venezuela, principalmente no estado Bolívar, onde Lerderis morava. Para divulgar os produtos, aprenderam técnicas de fotografia em cursos na internet.

Gostou dos produtos e quer saber mais sobre o empreendimento e como fazer encomendas?

Entre em contato:

Telefone: (81) 9 9952-9913

Instagram: @guache_lanches

Facebook: guache lanches

Próximo
Próximo

Venezuelana faz sucesso com fotografias autorais