Curso de marketing digital para migrantes empreendedores que trabalham com gastronomia é concluído com sucesso
O curso “Mão na Massa” dividido em quatro módulos, permitiu aos empreendedores aprender desde a criação da empresa, ao planejamento diário do marketing de relacionamento.
Enfrentar a crise financeira que se instalou no mundo durante a pandemia do novo coronavírus não tem sido fácil. Para os brasileiros, o desemprego ultrapassa a casa dos 14 milhões de pessoas, uma realidade que assusta. Para migrantes e refugiados esta situação é ainda mais desafiadora. Pensando nisso, e com o objetivo de visibilizar e promover a inclusão no mercado digital de empreendimentos de migrantes e refugiados, a Cáritas Brasileira NE2 em parceria com a Fundação Inter- Americana (IAF) realizou no mês de abril o Curso de Marketing Digital “Mão na Massa”, voltado para empreendimentos gastronômicos criativos.
Por conta da pandemia, as aulas foram realizadas de forma remota, através de vídeo aulas, com 15 minutos de duração, complementadas com material de apoio, e assessoria de tutores – profissionais de diversas áreas de marketing digital. Esta primeira turma foi formada por 10 empreendedores venezuelanos, que produzem bolos, tortas, lanches, e comidas típicas venezuelanas. A maioria reside na RMR do Recife, sendo uma aluna do estado do Rio de Janeiro.
O curso foi dividido em quatro módulos, e a assessoria de migração e refúgio da CBNE2 identificou que alguns alunos não tinham acesso à internet para assistir as aulas, assim, foram disponibilizadas recargas online para os celulares durante um mês para que não perdessem os conteúdos das aulas. Durante os módulos os empreendedores aprenderam desde a criação da empresa; criar perfis em redes sociais; construção de logomarca; canais de venda; planejamento e estratégia para lançamento do produto; até gestão de redes sociais e marketing de relacionamento.
Para Detzineth Guevara Hernandez, venezuelana natural de Cidade Boliva que chegou ao Brasil em 2019, e atualmente reside no bairro de Boa Viagem, com esposo e dois filhos. O sonho de comercializar empanadas, comida típica venezuelana, faz com que ela neste momento apenas ofereça entregas das guloseimas às segundas, sextas e sábados, nos demais dias da semana para aumentar a renda ela ajuda o esposo com outro negócio da família na área de madeiras, produzindo caixas de transporte para cães, gatos e instrumentos musicais.
“Resolvi fazer o curso de marketing digital porque percebi que seria muito bom para conhecer mais sobre essa tecnologia e mostrar melhor meu produto. Agradeço pela ajuda de todos. Aprendi que sozinha não conseguiria fazer nada, e que só assim poderei avançar, aprender a usar melhor essas ferramentas e favorecer as vendas”, comemora.
Para Luciana Florêncio, Assessora Regional de Migração e Refúgio da Cáritas Brasileira NE2,
“o curso de marketing digital concretiza o princípio da integração, que norteia o Programa Regional de Migração e Refúgio, além de acolher, proteger e promover. A indicação pelo tema marketing digital surgiu dos próprios migrantes, devido à dificuldade de comercialização no período da pandemia , em aprender como apresentar seus produtos para vendas online”, finaliza.
A conclusão do curso ocorreu no mês de abril com uma aula online onde os empreendedores apresentaram as logomarcas de seus negócios e o plano digital para as redes sociais, e irão receber certificados de conclusão. As aulas palestradas serão disponibilizadas posteriormente por meio de uma plataforma de EAD com previsão de lançamento para maio pela CBNE2.